Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

06/12/2017 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começa a capacitar seus integrantes para  o uso do Sistema PE-Integrado. De 4 a 7 de dezembro, um grupo de servidores recebe treinamento para lidar com a solução de informática, na sala de treinamento da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O sistema atualmente é utilizado para aquisições de bens e serviços, através dos módulos de solicitação de compras, cotação, compra direta (dispensa e inexigibilidade) e pregão eletrônico.

Em breve outras atividades de gestão administrativas serão incorporadas ao sistema, a exemplo dos outros tipos licitações, contratos, patrimônio e almoxarifado. O PE-Integrado foi adquirido pelo Governo de Pernambuco e é utilizado pelo próprio Poder Executivo, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco e pelo Tribunal de Contas do Estado.

O treinamento é absolutamente necessário. Estamos capacitando servidores das diversas coordenadorias e assessorias ligadas à atividade meio, que depois multiplicarão o conhecimento adquirido, facilitando a utilização desse sistema em seus ambientes de trabalho”, atestou o secretário-geral do MPPE, o promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra. “É preciso agradecer publicamente ao Estado de Pernambuco e à Escola Superior do Ministério Público, que nos deram total apoio”, pontuou ele.

A ESMP estará sempre à disposição para a efetiva capacitação dos nossos membros e servidores. Parabenizo a Secretaria Geral pela mobilização desse treinamento que trará um enorme benefício para a modernização e eficiência do MPPE”, comentou o diretor da ESMP, o promotor de Justiça Silvio Tavares.

Com a utilização do PE-Integrado, o MPPE torna mais eficiente seu processo de aquisições, através, dentre outras possibilidades, da ampliação da pesquisa de preços e da contratação com uma maior quantidade de fornecedores. Através dele, a Instituição terá a chance de aumentar a publicidade dos seus processos de aquisição, de consultar preços praticados que reflitam a realidade do mercado regional e nacional.

São inúmeras as vantagens da adesão ao PE-Integrado. Todo processo de aquisição de bens e serviços será eletrônico. Desde a solicitação de aquisição até a ratificação do processo pela autoridade superior será realizada por meio do sistema. A divulgação nos processos de aquisição será maior, já que os processos do MPPE estarão disponíveis no mesmo ambiente virtual onde estão todos os fornecedores que contratam com o Estado de Pernambuco. Nesse sentido, ganha-se também em transparência e na própria fiscalização”, revelou o gerente ministerial executivo de Compras e Serviços, Arnaldo Duarte.

Segundo Duarte, a possibilidade de pesquisa de preços que reflitam os praticados pelo mercado também se amplia. “Permite que sejamos mais eficientes, comprando melhor e a preços justos”, assegurou Arnaldo Duarte. “Torna mais célere e efetivo o processo de aquisições”, complementou.

Outra vantagem da adesão ao sistema PE-Integrado é fomentar a responsabilidade ambiental. O quantitativo de papel consumido nos processos licitatórios será muito próximo a zero, já que toda tramitação e autorizações necessárias serão eletrônicas.

O PE-Integrado foi desenvolvido pela empresa Paradigma Business e adquirido pelo Governo do Estado por meio de um pregão eletrônico, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Pessoas em sala de aula sentadas em bancadas com computadores à frente
 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco