06/12/2017 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) começa a capacitar seus integrantes para  o uso do Sistema PE-Integrado. De 4 a 7 de dezembro, um grupo de servidores recebe treinamento para lidar com a solução de informática, na sala de treinamento da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O sistema atualmente é utilizado para aquisições de bens e serviços, através dos módulos de solicitação de compras, cotação, compra direta (dispensa e inexigibilidade) e pregão eletrônico.

Em breve outras atividades de gestão administrativas serão incorporadas ao sistema, a exemplo dos outros tipos licitações, contratos, patrimônio e almoxarifado. O PE-Integrado foi adquirido pelo Governo de Pernambuco e é utilizado pelo próprio Poder Executivo, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco e pelo Tribunal de Contas do Estado.

O treinamento é absolutamente necessário. Estamos capacitando servidores das diversas coordenadorias e assessorias ligadas à atividade meio, que depois multiplicarão o conhecimento adquirido, facilitando a utilização desse sistema em seus ambientes de trabalho”, atestou o secretário-geral do MPPE, o promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra. “É preciso agradecer publicamente ao Estado de Pernambuco e à Escola Superior do Ministério Público, que nos deram total apoio”, pontuou ele.

A ESMP estará sempre à disposição para a efetiva capacitação dos nossos membros e servidores. Parabenizo a Secretaria Geral pela mobilização desse treinamento que trará um enorme benefício para a modernização e eficiência do MPPE”, comentou o diretor da ESMP, o promotor de Justiça Silvio Tavares.

Com a utilização do PE-Integrado, o MPPE torna mais eficiente seu processo de aquisições, através, dentre outras possibilidades, da ampliação da pesquisa de preços e da contratação com uma maior quantidade de fornecedores. Através dele, a Instituição terá a chance de aumentar a publicidade dos seus processos de aquisição, de consultar preços praticados que reflitam a realidade do mercado regional e nacional.

São inúmeras as vantagens da adesão ao PE-Integrado. Todo processo de aquisição de bens e serviços será eletrônico. Desde a solicitação de aquisição até a ratificação do processo pela autoridade superior será realizada por meio do sistema. A divulgação nos processos de aquisição será maior, já que os processos do MPPE estarão disponíveis no mesmo ambiente virtual onde estão todos os fornecedores que contratam com o Estado de Pernambuco. Nesse sentido, ganha-se também em transparência e na própria fiscalização”, revelou o gerente ministerial executivo de Compras e Serviços, Arnaldo Duarte.

Segundo Duarte, a possibilidade de pesquisa de preços que reflitam os praticados pelo mercado também se amplia. “Permite que sejamos mais eficientes, comprando melhor e a preços justos”, assegurou Arnaldo Duarte. “Torna mais célere e efetivo o processo de aquisições”, complementou.

Outra vantagem da adesão ao sistema PE-Integrado é fomentar a responsabilidade ambiental. O quantitativo de papel consumido nos processos licitatórios será muito próximo a zero, já que toda tramitação e autorizações necessárias serão eletrônicas.

O PE-Integrado foi desenvolvido pela empresa Paradigma Business e adquirido pelo Governo do Estado por meio de um pregão eletrônico, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Pessoas em sala de aula sentadas em bancadas com computadores à frente