Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

12/04/2018 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participou, na quarta-feira (11), da abertura da 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O evento reuniu representantes nacionais dos órgãos de controle interno para discutir as atuais atividades de controle e promover o intercâmbio de práticas e conhecimentos.

A abertura contou com a presença do secretário da Controladoria Geral do Estado, Ruy Bezerra; do presidente do Conaci, Álvaro Franklin; do controlador-geral do Município do Recife, Rafael Figueiredo; do prefeito do Recife, Geraldo Júlio; do secretário-executivo da Controladoria Geral do Estado, Caio Mulatinho; e do secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra. Na ocasião, ele representou o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

Estamos fazendo um esforço de melhoria nas ações de controle interno no MPPE. Hoje, somos o quarto lugar em transparência em todo o País. Assinamos recentemente um convênio com a Prefeitura do Recife a fim de trocar informações e metodologias de controle. Esses são ganhos reais para a gestão do MPPE e que resultará em melhorias diretas para o cidadão”, disse o secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra.

O MPPE saltou da 25ª posição para a quarta colocação na última avaliação realizada pelo ranking do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conhecido como Transparentômetro. “Saímos do 25º lugar no ranking, no início de 2017, para o 6º, ainda no segundo semestre do mesmo ano. Agora, ocupamos o 4º lugar. Esse resultado é fruto de muito trabalho de toda uma equipe, da determinação e do compromisso de tornar o MPPE o Ministério Público mais transparente do País”, reforçou Bezerra.

A equipe da Controladoria Ministerial Interna (CMI) também participou do evento. “O Conaci é uma organização importantíssima no fortalecimento do sistema de controle interno brasileiro. Participar desses espaços aumenta a qualificação dos trabalhos do controle interno e mantém a Controladoria Ministerial Interna do MPPE atualizada em relação às melhores práticas”, disse o controlador ministerial interno, Rodrigo Amaro. Além dele, compareceram Tiago Lima e Adriana Buarque da equipe da CMI.

Durante o evento, tomou posse a nova diretoria do Conaci para o biênio 2018-2019, formada por representantes do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo. A última reunião técnica a ser sediada em Pernambuco foi em 2014. A programação do Conaci se estende até esta sexta-feira (13) e o Conselho tem o objetivo de discutir temas relevantes para o controle interno, como a transparência das organizações sociais, a Lei das Estatais e os resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública.

Imagem acessível: pessoas sentadas atrás de mesa oficial sobre o palco, tendo ao fundo um telão com a palavra Conaci

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco