12/04/2018 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) participou, na quarta-feira (11), da abertura da 26ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O evento reuniu representantes nacionais dos órgãos de controle interno para discutir as atuais atividades de controle e promover o intercâmbio de práticas e conhecimentos.

A abertura contou com a presença do secretário da Controladoria Geral do Estado, Ruy Bezerra; do presidente do Conaci, Álvaro Franklin; do controlador-geral do Município do Recife, Rafael Figueiredo; do prefeito do Recife, Geraldo Júlio; do secretário-executivo da Controladoria Geral do Estado, Caio Mulatinho; e do secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra. Na ocasião, ele representou o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.

Estamos fazendo um esforço de melhoria nas ações de controle interno no MPPE. Hoje, somos o quarto lugar em transparência em todo o País. Assinamos recentemente um convênio com a Prefeitura do Recife a fim de trocar informações e metodologias de controle. Esses são ganhos reais para a gestão do MPPE e que resultará em melhorias diretas para o cidadão”, disse o secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra.

O MPPE saltou da 25ª posição para a quarta colocação na última avaliação realizada pelo ranking do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), conhecido como Transparentômetro. “Saímos do 25º lugar no ranking, no início de 2017, para o 6º, ainda no segundo semestre do mesmo ano. Agora, ocupamos o 4º lugar. Esse resultado é fruto de muito trabalho de toda uma equipe, da determinação e do compromisso de tornar o MPPE o Ministério Público mais transparente do País”, reforçou Bezerra.

A equipe da Controladoria Ministerial Interna (CMI) também participou do evento. “O Conaci é uma organização importantíssima no fortalecimento do sistema de controle interno brasileiro. Participar desses espaços aumenta a qualificação dos trabalhos do controle interno e mantém a Controladoria Ministerial Interna do MPPE atualizada em relação às melhores práticas”, disse o controlador ministerial interno, Rodrigo Amaro. Além dele, compareceram Tiago Lima e Adriana Buarque da equipe da CMI.

Durante o evento, tomou posse a nova diretoria do Conaci para o biênio 2018-2019, formada por representantes do Rio Grande do Sul, Ceará e São Paulo. A última reunião técnica a ser sediada em Pernambuco foi em 2014. A programação do Conaci se estende até esta sexta-feira (13) e o Conselho tem o objetivo de discutir temas relevantes para o controle interno, como a transparência das organizações sociais, a Lei das Estatais e os resultados e benefícios do Sistema de Controle Interno e do Observatório da Despesa Pública.

Imagem acessível: pessoas sentadas atrás de mesa oficial sobre o palco, tendo ao fundo um telão com a palavra Conaci